Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de junho de 2011

PRF APREENDE QUEIJO NA BR-316

      A Policia Rodoviária Federal apreendeu na noite de ontem mais de vinte quilos de queijo. O alimento, que é subproduto do leite, foi recolhido dentro de um ônibus da empresa Real Maia que faz linha entre São Félix do Maranhão com destino a Teresina-PI.
      Segundo o inspetor Ismael, da PRF, que acompanhou a operação o queijo foi embarcado em Buriticupu e seria entregue na cidade de Timon. "O queijo foi apreendido porque além de estar acondicionado em local inadequado o proprietário do alimento não tinha uma GTA guia de trânsito  de alimentos emitida ou pela AGED ou pela Vigilância Sanitária para circular com o alimento pela BR", explica.
    Esta já é a quarta apreensão deste tipo de produto feita pela PRF somente este ano. Assim como as anteriores, esta também foi acompanhada pelos técnicos da Agência de Defesa Agropecuária(AGED) que irá analisar o alimento. Mesmo que esteja bom para o consumo o queijo não pode ser distribuído porque não há qualquer especificação quanto a sua fabricação e muito menos a sua procedência. O  alimento será incinerado no lixão da cidade.
     "Ele já veio irregular porqueo queijo não pode ser transportado em ônibus e nem autorização da Vigilância Sanitária. Ele não tem nota fiscal, nem GTA e nós estamos de olho para que alimentos como estes não sejam consumidos pela população", justifica o fiscal da AGED, Reinaldo Macau.

DEFINIDA DATA DOS JOGOS ESCOLARES DE CAXIAS


      Foi definida em uma reunião realizada esta semana no Ginásio de Esportes a data para a realização da 34° edição dos Jogos Escolares Caxiense. O evento acontecerá entre os dias 16 a 25 de junho. A competição será disputada nas categorias Mirim, Infantil, Infanto e Juvenil e terá 10 modalidades: Atletismo, Basquete, Futebol de Campo, Futsal, Handebol, Vôlei, Natação, Karatê, Tênis de Mesa, Dama e Xadrez. Os primeiros colocados receberão troféus e medalhas.
     O período de inscrições para os JEC’s 2011 teve início dia 1º de junho e se prolongará até o dia 10. “A maioria das escolas só confirmam suas participações nos jogos nos últimos dias, mas a procura já é grande”, garante Robson Rodrigues, coordenador técnico dos JEC’s.
   O Secretário Geral da competição, Joaquim Neto, destaca que os alunos/atletas, podem participar em até duas modalidades distintas dentro da competição. “Nesses casos, os estudantes devem optar por uma modalidade individual e outra coletiva”, frisou Neto. O Congresso Técnico dos JEC’s 2011 ocorrerá dia 11 de junho, entre 8h e 10h da manhã no Ginásio João Castelo.

CLÍNICAS MÉDICAS É NEGÓCIO LUCRATIVO EM CAXIAS

     Quem tem dinheiro, afinidade profissional e perfil empreendedor está investindo em um novo nicho de negócios em Caxias é setor de clínicas médicas e odontológicas que já é hoje um dos setores que mais crescem na cidade. Ainda sem dados oficiais este tipo de empreendimento se mescla aos investimentos feitos por empresários locais e profissionais de outras cidades, principalmente de Teresina-Pi, que viram em Caxias uma grande oportunidade de negócio neste setor.
   No município realmente há uma gama enorme de consumidores para este tipo de investimento. Além de um sistema de saúde pública bastante precária muitos pacientes deslocam-se de Caxias em busca de tratamentos na capital piauiense, mesmo aqueles que possuem uma renda baixo de um salário mínimo. São consumidores como a aposentada Luzia Magalhães, 67 anos. Hipertensa e sofrendo de osteoporose, boa parte da pensão que recebe mensalmente do falecido marido, em torno de R$ 700,00, é gasto tudo com a manutenção da sua saúde. Mesmo podendo realizar alguns atendimentos na rede pública, a aposentada afiram que prefere pagar. Além de ser bem tratada ela garante que diagnósticos e tratamentos é feito de uma forma muito mais rápida.
        “Você vai esperar pra que, pra morrer? É porque se você for fazer uma consulta num posto é um ano pra marcar, pra ser atendida. Aqui não, eu pago e faço tudo na hora. Velho tem que gastar é com a saúde mesmo”, argumenta a aposentada.
        E é justamente este tipo de público das classes C e D que tem ocupado as clinicas particular que já estão em funcionamento. Todos os tipos de tratamento possíveis eles pagam para fazer, mesmo que este tipo de investimento comprometa o orçamento no final do mês. É pensando neste tipo de usuário que os investimentos valem a pena. O empreendedor Fábio Salgado que está construindo uma clínica médica na cidade garante que este é um investimento caro, mas que gera lucros imediatos. Ele não revela quanto já gastou para levantar o empreendimento que está montando na cidade, mas garante que as pessoas gastam com saúde e a existência de planos de saúde, apesar de não ser o negócio mais lucrativo deste ramo, ajuda a equilibrar as dividas até que o estabelecimento fique conhecido do grande público.
        “Hoje em dia tem muitas linhas de crédito e geralmente é um empreendimento que você costuma abrir em sociedade com alguém. Além disso, todo mundo busca por qualidade de vida e a própria empresa por pensar em planos módicos para atrair essa clientela e se fixar no mercado. Um trabalho bem feito, bom atendimento, ótimos profissionais fazem toda a diferença, porque quem procura atendimento em saúde quer acima de tudo é segurança nos diagnósticos feitos e qualidade no serviço prestado”, enfatiza o empreendedor que já é proprietário de outra clinica médica em Teresina-Pi.
        Mas os novos, e antigos empreendedores, que estão ampliando seus negócios não estão pensando apenas nos usuários caxienses. Eles miram também pacientes de cidades circunvizinhas. Caxias é hoje considerada uma macro regional de saúde e assim como Teresin-Pi, muitos pacientes migram para a cidade em busca de qualidade no atendimento médico e pagam, muito bem, para fugirem da rede pública de saúde.
        “Tem gente que vai a Teresina fazer exames simples. Eles também querem especialistas, coisas que não há muito por aqui e este é um mercado que está disposto a oferecer isso e nos estamos na expectativa de atrair a clientela dessas outras cidades também. Vamos encurtar distâncias e trazer o que eles já encontram lá na capital piauiense para Caxias”, completa o empresário.

FALSA INSTABILIDADE


         Querem criar um clima de instabilidade social em Caxias sob a informação de que famílias não contempladas em projetos para a construção de casas populares, do Governo Federal, agora são obrigadas a invadir terrenos públicos ou privados em busca da casa própria.
         Isso sempre existiu em Caxias e muitas famílias que ocupam indevidamente estes terrenos se valem dessa argumentação para ocupar esses locais, mas este movimento não traduz a verdade. Terreno privado possui donos e por mais que eles não estejam sendo utilizados eles pertence a alguém, assim com as terras públicas. O fato de não terem sido contemplados em programas sociais para a construção de casas não dá direito a essas pessoas invadirem esses locais, como acontece sempre por aqui.
     Elas são tão desinformadas que chegam a argumentar que o município quer inclui-las nos projetos e obriga-las a pagar pelas casas onde vão morar. Peraí pessoal porque ignorância tem limite. Nenhuma residência do projeto Minha Casa, Minha Vida sairá de graça. Esta não é uma reinvindicação sincera e para tudo há um limite, querer tomar pela força o que não lhe é de direito não está certo, por mais que a pobreza lhe bata a porta. Nesses casos a corda sempre vai quebrar do lado mais fraco.

Invasão
Na ultima semana pelo menos dois terrenos privados foram invadidos. Um deles localizados na Rua das Flores no Bairro Seriema e outro no Bairro João Viana. Mas outras situações semelhantes já acontecerem a bem pouco tempo. Em dois deles os invasores foram expulsos pela Justiça antes mesmo que conseguissem montar suas casas.

Venda
Esta é uma situação tão delicada que cada caso deve ser analisado. Há dezenas de pessoas que já foram contempladas com a doação de casas populares e colocaram as mesmas a venda meses depois. Há oportunistas em todas as esferas sociais e nem toda manifestação pública tem sido legitima em Caxias.

Simpósio
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Polo UAB - UMAC Caxias iniciou nesta quinta-feira o I Simpósio de Meio Ambiente. O evento está sendo realizado em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.O I Simpósio de Meio Ambiente é realizado até domingo na U.E.M Lourdes Feitosa, localizada no Bairro Cangalheiro.

Palestras
A Faculdade do Vale do Itapecuru está promovendo todas as sextas-feiras palestras para os acadêmicos do curso de Direito. Os temas abordados são situações jurídicas da atualidade. O intuito é fazer com que os estudantes aprendam a analisar no dia a dia as situações jurídicas que estão aprendendo na sala de aula.