Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

sábado, 3 de setembro de 2011

PINGADOS


  Na pesquisa de opinião realizada pela Data Mérita e cujos resultados estão sendo exaustivamente divulgados durante toda a semana mostra a atuação pífia da Câmara Municipal na cidade. Isso se deve aos números apresentados na pergunta estimulada “sobre quem o entrevistado gostaria de ver eleito como vereador em 2012”. Um total de 64,61% não souberam ou não quiseram responder a esta questão. Já o restante dividiu os pingados votos a nomes que eu mesma nem conheço e a apenas alguns vereadores com mandato atual no Legislativo caxiense.
     Fábio Gentil, Manoel da Caçamba, Leonardo Barata e Paulo Simão foram alguns deles, mesmo que a porcentagem da intenção de votos não tenha ultrapassado a casa dos dois dígitos. Já é um alento, porque mesmo que se discutam a veracidade da pesquisa ela reflete bem como se sente a população com relação aos seus vereadores.
E se é assim que nos parece, os que aí estão terão um pouco mais de trabalho e gasto para se reeleger, o que é uma pena. Precisamos de renovação e principalmente de compromisso de quem chega ao poder com a coisa pública e principalmente com a cidade.

Compra

É que claro que a compra de voto irá rolar solta. Não é a toa que estas crianças estão fazendo seu pé de meia porque a disputa será acirrada. Infelizmente o que ainda se observa é que a troca do voto é feita por balela. Um carrada de areia, uma consulta, um telhado novo, nada que faça falta na conta bancária dos que estão no poder.

Escândalo

E eles não podem negar isso mesmo. Esta semana, por exemplo, veio a tona na imprensa local, o que todos já sabiam, mas que ninguém tinha coragem de apontar, que o vereador Antônio Ximenes, assim como outros legisladores, possui um laranja prestando serviços para a Prefeitura de Caxias.

Programa

Foi divulgada na manhã da última quinta-feira pelo apresentador da TV Band Ricardo Rodrigues, que um ex-funcionário do vereador foi fazer uma compra numa loja local e descobriu que seu nome estava na lista negra do SPC e do Serasa. O motivo seria de que este teria comprado uma caçamba, que está alugada para a Prefeitura e material de construção em loja, que não foram pagos.

Descoberta

Conforme o apresentador só assim ele descobriu que as compras foram feita pelo ex-patrão em seu nome e de que a caçamba é alugada para a Prefeitura e que apesar de estar no seu nome ele não vê a cor do dinheiro do aluguel e que quem leva a grana é o vereador Antônio Ximenes. E olha que se forem vasculhar não é apenas ele que está fazendo este tipo de prática não.  

UEMA DIVULGA RESULTADO DO PASES 2012


      A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), órgão ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado, por intermédio da Pró-reitoria de Graduação, divulgou o Edital 171/2011 que disciplina o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes/2012), destinado a selecionar candidatos, nas modalidades presencial e a distância para o primeiro e segundo semestres de 2012. Serão oferecidas 4.480 vagas para o ano de 2012, sendo 2.610 para o primeiro semestre letivo e 1.870 para o segundo.
    As inscrições serão efetuadas entre 5 e 30 de setembro. Para tanto, o candidato deve acessar a página da universidade (www.vestibular.uema.br), selecionar o link PAES/2012; optar por um dos sistemas de vagas (Universal ou Especial); preencher e imprimir o requerimento de inscrição, gerar boleto bancário e efetuar o pagamento em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos seus correspondentes bancários. As inscrições vão até 30 de setembro, mas o pagamento do boleto pode ser feito até 3 de outubro.
    De 7 a 12 de novembro, os candidatos cujas inscrições tenham sido homologadas devem retirar sua confirmação de inscrição, por meio da internet, e colar uma foto 3×4 datada e recente, para que tenha acesso aos locais de prova. A primeira etapa do Processo Seletivo acontece em 13 de novembro (com 80 questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo conteúdos referentes às disciplinas das três séries do Ensino Médio). A segunda etapa será dia 18 de dezembro (16 questões analítico-discursivas de duas disciplinas específicas por curso e a prova de produção textual). As provas serão realizadas de 13h às 18h, conforme edital 171/2011 disponível em www.vestibular.uema.br
     Além de São Luís, as provas serão aplicadas em mais 33 municípios: Caxias, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Açailândia, Pedreiras, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, Carolina, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, Coelho Neto, Barra do Corda, Codó, Alto Parnaíba, Anapurus, Arari, Bom Jesus das Selvas, Fortaleza dos Nogueiras, Humberto de Campos, Dom Pedro, Nina Rodrigues, Porto Franco, Santa Quitéria do Maranhão, Santo Antonio dos Lopes, São Bento e Timbiras.
    As questões da prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira terão como referência textos nacionais e as obras literárias recomendadas: A cidade e as serras, de autoria de Eça de Queirós; A hora da Estrela, de Clarice Lispector; e Crônicas para ler na escola, de Carlos Heitor Cony.
Cotas
     Duas novidades marcam o processo seletivo da Uema, a oferta no Sistema Especial de Reservas de Vagas (cotas para negros e indígenas que cursaram o Ensino Médio exclusivamente em escolas públicas) e a volta dos cursos voltados para tecnólogos.
    As vagas destinadas ao Sistema de Reservas de Vagas não preenchidas serão repassadas para candidatos aprovados e não classificados do Sistema Universal, concorrentes ao mesmo município, curso e turno. “O enquadramento da cor (ou raça), conforme classificação adotada pelo IBGE se dará mediante a auto-declaração do candidato, expressa na ficha de inscrição”, esclareceu a pró-reitora de Graduação, professora doutora Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha.
Tecnologia
Na área tecnológica serão oferecidos quatro cursos, com 245 vagas distribuídas para sete municípios, sendo quatro a distância e três presenciais. Estão sendo disponibilizadas vagas em Tecnologia de Alimentos (Balsas, Açailândia, Grajaú e São Bento); Tecnologia em Gestão Ambiental (Açailândia), Tecnologia em Agronegócios (Itapecuru-Mirim) e Tecnologia em Agroindústria (São João dos Patos).
“Esses cursos reforçam a participação da Uema na política adotada pelo Governo do Estado que deve priorizar a formação na área tecnológica, com o projeto Maranhão Profissionalizante. Nosso foco é preparar os maranhenses face aos novos projetos que estão se instalando em nosso estado”, justificou o reitor José Augusto Oliveira.
Cursos a distância
Além do curso de Tecnologia de Alimentos, a Uema vai oferecer mais três cursos a distância, atendendo um total de 32 municípios, sendo 15 com exclusividade na modalidade.
O número de vagas a distância será de 1.300, distribuídas em Administração Pública (870 vagas), Filosofia Licenciatura (225 vagas) e Pedagogia Licenciatura (205 vagas).
“Houve um aumento considerável no número de vagas oferecidas, o que aumenta a nossa responsabilidade em continuar ofertando um ensino de qualidade, contribuindo para a formação dos maranhenses nas mais diferentes localidades do estado, com a comodidade que só o ensino a distância pode oferecer”, afirmou o professor Antônio Roberto Coelho Serra, coordenador do Núcleo de Tecnologias Educacionais (Uemanet).
FONTE: ASCOM UEMA

PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FISICA PARTICIPARÃO DE PROJETO OLIMPIADA E CIDADANIA

      Durante dois dias, os profissionais de educação física ou estudantes inscritos no projeto Olimpíada e Cidadania, serão capacitados, por meio de palestras, vivências e debates, para a atuarem na Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, eventos esportivos que serão realizados no Brasil. Iniciado em junho, o seminário está sendo realizado nas cidades polos dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Nos dias 16 e 17 de setembro, serão realizados simultaneamente seminários em Caxias (MA) e Quixadá (CE). Em Caxias ele será ministrado no auditório Leôncio Magno, nas dependências do CESC/UEMA.

      O encerramento será em Fortaleza, nos dias 3 e 4 de outubro, com o Congresso Olimpíada e Cidadania, no Centro de Negócios do Sebrae.No total, o Olimpíada e Cidadania reúne 10 encontros presenciais, aulas por fascículos impressos e DVDs, assim como a utilização do ensino à distância, que inclui ferramentas como hotsite, linha 0800 e videoaulas para os profissionais inscritos no curso. O público-alvo são profissionais de educação física inscritos no Conselho Regional de Educação Física (CREF) e universitários com no mínimo 50% de créditos cursados e profissionais das redes públicas estadual e municipal.
COM INFORMAÇÕES DO IMIRANTE.COM