Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ESCOLA MOSTRA PORQUE É CAMPEÃ NO ENEM

      Dedicação é a palavra que o diretor da Escola Estadual Thales Ribeiro Gonçalves usa para definir o sucesso dos estudantes da escola apontado no resultado divulgado pelo Enem. A unidade de ensino conseguiu ficar acima da média nacional com 564 pontos, juntamente com mais três escolas de Caxias: A escola estadual Cristovão Colombo, e as escolas particulares São José e Coelho Neto.
        Mas o grande destaque da escola não fica apenas por conta dos números no Enem, mas como eles foram conseguidos. Apesar de ficar situada no centro da cidade a unidade de ensino possui apenas sete salas de aula. Uma estrutura física pequena que até para quem visita a unidade de ensino de perto se assusta e se impressiona. Mas o trabalho, segundo o diretor da escola, Nerval José Bento da Cunha tem sido feito com amor.  
          “Temos procurado mostrar para a comunidade caxiense que a escola pública pode ser uma escola de qualidade. A maioria dos nossos professores são de Caxias, mas os que são de Teresina procuram se adequar ao nosso estilo de trabalho. Eu sempre digo que a instituição é cara o seu gestor e eu me considero um diretor presente. Chego cedo e saio tarde. Essa presença é uma questão predominante na escola, porque tanto alunos, quanto funcionários e professores percebem que eu estou aqui para acompanhar de perto o trabalho da escola”, pondera o diretor da escola Thales Ribeiro.
     E é por causa desse olhar atento que as vagas da Escola Thales Ribeiro Gonçalves estão entre as mais disputadas da rede pública estadual em Caxias. O sucesso e a qualidade do ensino é tão grande que a escola possui oito anexos na zona rural: nos povoados Brejinho, Nazaré do Bruno, Estiva, Buriti Corrente, Alecrim, Cabeceira de São Pedro, Nova Chapada e Rodagem. O anexo do Brejinho, onde estudam centenas de alunos que moram na zona rural também conseguiu destaque no Enem e as notas dos alunos também ficou acima da média nacional com a nota 53776, deixando o anexo na posição 9854° no ranking nacional.
Espaço-     Se pudesse apontar uma necessidade urgente para melhorar ainda mais a qualidade de ensino da escola a direção só apontaria uma, a ampliação do seu espaço físico. Uma sala para as atividades pedagógicas e uma quadra poliesportiva. Todas as salas são ocupadas. Há cantina, laboratório de Informática com internet e uma biblioteca, onde os alunos podem fazer uso regular dos mais quatro mil títulos com bibliografia atualizada e ainda levar para casa, por meio de uma carteira de acesso a biblioteca.
         “Quando fazemos uma atividade coletiva precisamos ir para outro local. A escola também não tem uma quadra para a prática esportiva. O nosso principal problema hoje é a falta de espaço”, explica o diretor.
        A falta de espaço é tanta que a unidade de ensino, mesmo funcionando nos três turnos ainda não consegue atender a demanda de estudantes interessados em uma vaga. E eles sabem que além do ensino a sala de aula também conta com uma boa infraestrutura e é também um dos diferenciais nesta qualidade de ensino. Todas as salas possuem carteiras anatômicas, tem piso, são forradas e contam com ar condicionado de trinta mil BTUs, a receita para conseguir estruturar fisicamente a escola com poucos recursos está no estabelecimento de metas. Nerval ressalta que sempre que a escola recebe os recursos é retirada uma parte para investir em melhorias na sua estrutura física, sem deixar de oferecer uma escola limpa e com merenda para os estudantes todos os dias. 

DESTINO

     A Justiça Estadual já está mudando de prédio. Do Centro da cidade juízes e todos os funcionários que batem o ponto todos os dias na sede do Fórum migrarão para a Cidade do Judiciário, bem perto da BR-316. Uma distância enorme para aqueles que precisam dos serviços judiciais. Mas distâncias a parte a grande curiosidade a partir de agora é descobrir qual será o destino dado ao prédio que fica no coração da cidade.
Antes de servir como Fórum o prédio, que pertence ao Estado, já foi sede da Unidade Escolar Estadual Gonçalves Dias. Escolas de normalistas onde saias de prega e meia 3x4 era a coqueluche da década de 50. Hoje se especula que o prédio vá se transformar em sede fixa do Viva Cidadão ou até mesmo uma grande biblioteca pública. Que venham os benefícios então.
       O que será inaceitável, a exemplo do que acontece com muitos prédios públicos e privados de Caxias, tombados pelo patrimônio histórico é os verem ruírem. Ficar fechado, como acontece com o antigo hospital Sinhá Castelo, ou simplesmente serem demolidos e transformados em quitinetes. Investimento priorizado pelos novos ricos empreendedores, com muita grana no bolso e miolo mole na cabeça, que residem por aqui.

Debandada

Já estão em novo ninho partidário os vereadores Leonardo Barata, Manoel da Caçamba, Catulé, Ricardo Marques e Chocolate. Todos saíram de seus partidos, que em Caxias são controlados pela oposição, para migrarem ao PSB, partido comandando pela deputada estadual Cleide Coutinho.

Pré

É no PSB que também está o pré-candidato a prefeito da situação Leonardo Coutinho. Quem também assinou sua ficha de filiação foi a secretaria municipal de assistência social, e agora cidadã caxiense, Fatima Ligouri. Agora é só aguardar o desenrolar desse conchavo.

Domicilio

Os políticos brasileiros tem até sexta-feira para mudar de domicilio eleitoral. O dia 7 de outubro também é a data limite para que candidatos a cargo eletivo nas eleições de 2012 estejam com a filiação deferida pelo partido.

Agência

O município ganhará mais uma agência bancária da Caixa Econômica Federal no ano que vem. A Superintendência Regional da CEF informou ter recebido comunicado da Gerência Regional, sob a responsabilidade do gerente Cádmo Aristão Costa, que Caxias está incluída no cronograma previsto de expansão de novas agências da Caixa Econômica para o ano de 2012.