Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

domingo, 12 de junho de 2011

FESTEJO DE SANTO ANTÔNIO TERMINA NESTA SEGUNDA-FEIRA

    Nesta segunda-feira é celebrado um dos santos mais adorados pelas mulheres, solteiras é claro!. Para os devotos ainda dar tempo de levantar mais cedo e sair de casa com destino a Igreja de Santo Antônio, no Bairro Ponte, lá no alto do morro para pagar promessas, ou simplesmente fazer seu pedido ao santo casamenteiro.
    Na Paróquia de Santo Antônio, que já celebra o santo há mais de uma semana, nas primeiras horas do dia acontecerá uma missa, com a distribuição do Pão de Santo Antônio. Para os católicos o alimento é abençoado e quem o recebe, leva para casa e o guarda, para que não falte alimento durante o ano inteiro.
    O dia será de celebrações entre os devotos e no final da tarde acontece uma procissão em homenagem ao Santo que percorrerá as ruas do bairro. Já pela cidade a devoção ao santo será celebrada com fogueiras, para quem ainda mantem a tradição que deverão ser acesas em diversos pontos da cidade. 

PROMOTORA DETONA MINISTÉRIO PÚBLICO EM ENTREVISTA

PROMOTORA LITIA CAVALCANTI

    Ela é conhecida por não ter papas na língua. Quem era pelo menos adolescente no começo do ano 2000 se lembra muito bem de Litia Cavalcanti. Nessa época ela era promotora da infância e da juventude de Caxias. Foi graças a sua atuação que uma quadrilha de aliciadores de menores, que envolvia juízes, advogados, autoridades politicas e empresários na exploração sexual foi denunciada.

   O caso ganhou notoriedade em rede nacional, bem como o caso de Graciete. Para quem não se lembra, ela foi acusada também pelo Ministério Público, de fazer abortos em mulheres caxienses e de ficar com alguns bebês sem uma adoção legal e que posteriormente vieram a óbito. 
   Bem, esses fatos ficaram no passado porque a área de atuação da promotora agora é outra. Em São Luís, onde reside atualmente e é promotora do consumidor ela vem cuidando de casos polêmicos e enquadrando na forma da lei quem abusa da ingenuidade da população. Em entrevista hoje a Rádio Mirante AM ela detonou a direção do Ministério Público Estadual.

Confira alguns trechos da entrevista polêmica:

A promotora do Consumidor, Lítia Cavalcanti retorna às suas atividade no dia 10 de julho, após ser obrigada a tirar seis meses consecutivos de férias acumuladas. Em entrevista exclusiva ao jornalista Marcial Lima, na Rádio Mirante AM, a promotora conta que chegou a pedir por três vezes para retornar ao trabalho para que pudesse agilizar algumas demandas da sua promotoria, mas o pedido foi negado pelo Ministério Público.
Na entrevista, Lítia Cavalcanti diz que para dar conta de toda a demanda da Promotoria chega a trabalhar 14 horas por dia e afrma que o “leões” [promotores] do Ministério Público estão inibidos. Ela também critica o atraso da entrada do Ministério Público na ação contra a cobrança do IPTU 2011, pela Prefeitura de São Luís.
Em relação ao seu retorno, Lítia Cavalcanti afirmou:
- Eu tenho que voltar a trabalhar. Isso daí eu pleiteei por três vezes e as três vezes foram indeferidas. Então, agora não tem mais o que eles me darem para me deixar afastada.
Sem estímulo da administração atual, Lítia afirma que o Ministério Público vive um momento sensível e nervoso e que os promotores estão inibidos.
- O Ministério Público está vivendo um momento extremamente sensível e nervoso e isso aí acaba refletindo nas Promotorias de Justiça. E o resultado hoje é que muitos promotores excelentes, os “leões” estão até inibidos porque a gente avança mais existe um bloqueio. Sem querer aprofundar, mas infelizmente a gente não tem tido estímulo da administração atual.
Além da falta de apoio, a promotora também admite que os colegas estão desunidos e isto vem tendo reflexo direto no resultado do trabalho desenvolvido.
- Além da falta de apoio existe a questão de que os colegas estão muito desunidos, mas eu acho que isso é uma coisa que nós vamos conseguir superar. Vai haver eleição no outro ano para procurador… tudo passa. O mal dos gestores, dos administradores e das pessoas que ocupam cargos é acharem que é eterno. E o mais interessante é aquela história: você só conhece o homem quando ele está no poder.
Lítia critica o Ministério Público por ter entrado com atraso na questão do IPTU.
- Pois é, um absurdo. Infelizmente o Ministério Público se atrasou na demanda, na entrada da petição da Adin inicial e a OAB se antecipou e fez o papel deles. Eu fico muito triste porque eu acredito que essa é uma função primordial do Ministério Público. O Ministério Público só entrou depois que venceu a primeira parcela do IPTU, a OAB se antecipou e nós ficamos mais uma vez a ver navios e desacreditados, porque é a instituição que fica desacreditada não é uma pessoa só.
A promotora adiantou quais serão as suas prioridades ao retornar no dia 10 de julho.
- O primeiro tópico a ser colocado é a estrutura do Procon… Depois outras demandas como o futebol, a prória Cemar – precisam ser revistos alguns procedimentos de atendimento – bancos, planos de saúde. Na verdade a gente vem apagando fogo, mas o trabalho industrial como tem que ser feito na promotoria do Consumidor agora que vai começar.
Sempre muito cobrada por torcedores e crônica esportiva, a promotora Lítia Cavalcanti disse que uma de suas prioridades logo ao retornar das longas férias será a investigação sobre o futebol maranhense.
- No caso do futebol é uma prioridade. Eu vou fazer o que eu puder e não puder porque eu tenho um compromisso com isso. Eu ia entrar com as demandas, com as investigações em dezembro, mas em janeiro eu entrei de férias… então ia começar e parar, mas quando eu retornar isto será uma prioridade – finalizou.