Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

QUERO ÁGUA

       Ontem à noite fiquei irada. Abri a torneira para cuidar de uns trabalhos domésticos e em plena seis hora da tarde a água já tinha dado no pé. No tanque não tinha nada e a caixa estava vazia. A água só tinha aparecido no dia anterior, bem fraca, estava cansada no mínimo.
     Há décadas passamos por esse problema, e olha que moro no centro da cidade. A cidade já até se endividou em milhões tentando resolver o problema da falta de agua há alguns anos. Alguém ficou milionário por causa disso e a água, esta continua na mesma rotina. Se é durante as chuvas ela não aparece com frequência porque a água fica barrenta e os flocos decantadores precisam ser limpos regularmente. Se a estação é seca ela vem mais raramente porque o leito do rio está mais seco. Sorte de quem mora nos bairros onde já foram construídos poços artesianos. Pelo menos lá não falta água nem a cobrança da conta, que chega mensalmente para qualquer um independente de você ter usado o liquido ou não. E vou falar a vocês, a conta é cara.
     Ninguém paga menos de R$ 35,00 pelo consumo. Já vi gente pagar mais pela conta de água do que pela luz, esta pelo menos só oscila, a água não. Esta só dá as caras quando quer.

Conta                         

Agora façam o calculo comigo. São pelo menos 33 mil ligações domiciliares. Se todo mundo paga R$ 30 todos os meses na conta de água, o município arrecada por mês somente neste setor quase um milhão de reais mensais.

Problemas

Não entendo como este problema ainda se arrasta há décadas se a arrecadação anual supera os dez milhões de reais. São os produtos químicos que possuem preços exorbitantes? São os equipamentos que possuem preços milionários?

Audiência

O CNJ bem que poderia aplicar aos promotores a mesma prerrogativa feita os juízes maranhenses de que estes devem fazer audiências de segunda a sexta e residem na Comarca onde trabalham. Em Caxias alguns juízes já cumprem a medida, já com os promotores não acontece o mesmo.

Prejuízos

Há prejuízo para ambas as partes. Para os profissionais da Justiça que não conhecem a realidade da Comarca onde trabalham e para a população que não encontra esse profissional na cidade quando necessita.

HUMBERTO COUTINHO MAIS UMA VEZ NA MIRA DA JUSTIÇA


      A 1ª Promotoria de Justiça de Caxias ingressou com uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito Humberto Ivar Araújo Coutinho. A ação é motivada pela realização e manutenção de contratações irregulares de pessoal no serviço público municipal.
    As denúncias foram repassadas ao Ministério Público pela Vara do Trabalho de Caxias, que recebeu uma série de reclamações trabalhistas contra a Prefeitura, feita pelos funcionários contratados sem aprovação em concurso público. Entre os casos irregulares haviam dois tipos: os servidores que foram contratados na gestão de Coutinho e aqueles contratados em gestões anteriores mas mantidos nos cargos pelo atual prefeito.
      Na ação, a promotora Carla Mendes Pereira Alencar, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Caxias, afirma que "houve promoção pessoal do prefeito, desvio de finalidade e frustração de concurso público, que caracterizam improbidade administrativa". A promotora ressalta, ainda, que Humberto Coutinho manteve nos quadros do Município pessoas contratadas irregularmente mesmo havendo candidatos aprovados em concurso público.
   A responsabilização dos gestores municipais de Caxias que fizeram contratações irregulares anteriores à gestão de Humberto Coutinho não pode ser feita pois já houve a prescrição das penas, de acordo com a Lei de Improbidade Administrativa.
    O Ministério Público pediu a condenação de Humberto Ivar Araújo Coutinho por improbidade administrativa, estando sujeito a penalidades como a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por três a cinco anos, pagamento de multa de até 100 vezes a sua remuneração enquanto prefeito, ressarcimento integral do dano causado aos cofres públicos e proibição de contratar ou receber qualquer incentivo do poder público pelo prazo de três anos.

FONTE: ASCOM MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO

SAI NOVAIS E ENTRA GASTÃO: PRESIDENTE TROCA SEIS POR MEIA DÚZIA

Texto: Anele de Paula


                                 PEDRO NOVAIS                   GASTÃO VIERA


     Para amenizar a crise eminente na qual mergulha o mandato de Dilma Pedro Novais, deputado federal pelo Maranhão foi obrigado a pedir demissão da pasta de ministro do turismo. Mas, em seu lugar assumiu o também deputado Gastão Vieira do PMDB-MA. Foi trocar sei por meia dúzia, apesar de não ter nada que manche a sua vida pública, diferente de Pedro Novais, Gastão Vieira entende de Turismo do mesmo jeito que eu entendo de instalação elétrica residencial.
        Mas isto só acontece por causa dos conchavos, que a presidente afirma não existir, entre os partidos que dão sustentação ao seu governo. O mais importante é manter a base unida, sem se importar com o preparo técnico de quem assume as referidas pastas. Gastão Viera sempre pautou o seu discurso político na educação e não no Turismo pasta que assume agora. Mas vale ressaltar que quem manda no Brasil não é o PT de Dilma, mas o PMDB de Sarney, daí é possível entender a indicação do deputado para a pasta. E é a partir disso também quem não há como negar que a indicação de Flávio Dino, para a chefiar a Embratur, já que o mesmo também entende de turismo do mesmo tanto que entendo de motor de automóvel  também tenha tido a benção de Sarney.