Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de outubro de 2011

SUPERESTRUTURA

Se Humberto Coutinho não começar a se mobilizar e tentar tirar a ideia dos vereadores caxiense de colocar mesmo na disputa apenas 12 vagas para o cargo de vereador ele terá sérios problemas pela frente.
Apenas doze vagas não é garantia de renovação da Câmara, mas a continuidade de pelo menos oito mandatos de vereadores que aí estão no poder. São meninos que estão há um bom tempo na estrada e que precisam sair das tetas do Legislativo porque isso já está virando um circulo vicioso e vergonho. Estes sabem os meandros e principalmente quanto custa bancar o sonho de ter um cargo a vereador. E o que é mais importante, eles possuem ninho eleitoral, não é entre os formadores de opinião que eles constroem seus votos, mas na zona rural, entre peões e trabalhadores braçais que se sentem abençoados com pouca coisa e trocam esse tipo de favor por voto. Portanto eleger-se requer muito mais do que sonho e discursos progressistas, é preciso superestrutura.
Ao rebelar-se, mesmo que HC gaste uma fatia do seu quinhão para manter o grupo unido em torno do sobrinho, isso não é garantia de que os pequenos e desconhecidos candidatos que começaram do zero possam eleger-se, porque na hora em que a batalha começar cada um correrá para o seu curral, o ninho de onde saem os votos que elegem as figuras bizarras que querem continuar no poder por essas bandas.
Proporcionais
Mas os cálculos proporcionais é a garantia de que pelo menos quatro, passem quatro anos mamando na teta da viúva, ou faça a diferença na Câmara para continuar com seus mandatos. Foi assim com Manoel da Caçamba, Chocolate e Leonardo Barata.
Lista
Estes não apareciam sequer na lista dos doze mais votados na última contagem dos votos, mas na hora em que foi aplicada a fórmula matemática do TSE o jogo virou e os meninos foram eleitos para a surpresa da cidade. É nisso que muitos nanicos se apegam e o grande entrave é a grana para fazer essa garantia virar realidade.
Risco                                                                    
Para ganhar mesmo entrar numa campanha é um risco. Risco de dilapidar o patrimônio pessoal afora HC nenhum outro candidato possui alguns milhões na conta bancária para bancar a candidatura dos seus vereadores.
Divisão
Mesmo a divisão não sendo igual a ajuda já faz uma grande diferença. HC costuma liberar material gráfico e carro de som e gasolina para os menos conhecidos e com menos chances de votos e para os maiores a grana rola mais solta. Com  o PSB inchado os gastos serão maiores e com mais risco de gente sair amuada dessa história.