Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de abril de 2011

PROCON DE PAPEL

    Há mais de dois anos, e por cobrança feita oficialmente pelo Ministério Público Estadual, a Prefeitura foi “gentilmente” convidada a instalar por aqui uma unidade do serviço de defesa do consumidor, o Procon. Mas assim como tantas outras determinações judiciais, esta foi mais uma que vem sendo empurrada com a barriga.
    O Procon caxiense é de papel. Isso porque na teoria ele existe, mas na prática a população só tem o juizado especial e própria justiça comum para cobrar seus direitos. Esses dois órgãos executam muito bem sua função, mas o consumidor caxiense merece mais e se soubesse que a instalação do Procon já está determinado há muito tempo, deveria cobrar.
    O que não espanta é que o consumidor caxiense é igual a tantos outros espalhados pelo país. Só se lembra de lutar pelos seus direitos quando este é lesado diretamente. Vale lembrar que esse tipo de órgão não serve apenas como um mediador de problemas, ele é também orientador e consumidor consciente resulta na redução de empresários que não terão mais como dá uma de esperto, burlando as leis que protegem quem vende e quem compra.

Queijo I
A Aged em uma ação conjunta com a Policia Rodoviária Federal apreendeu um veiculo com uma carga de 400 toneladas de queijo. O motorista do veiculo não tinha documentação quanto a procedência do material e o mesmo estava mal acondicionado.

Queijo II
O queijo seria distribuído em supermercados e lanchonetes de Teresina-Pi. Ele estava acondicionado apenas em sacos de estopa, em um caminhão comum, não refrigerado. O queijo será analisado e segundo a Aged mesmo que esteja em boas condições não deve ser distribuído para consumo, mas incinerado.

Prorrogadas
Mesmo prorrogada a análise de documentação dos sorteados no projeto Minha Casa, Minha Vida, pelo menos 20% dos 2.400 sorteados para esta primeira etapa ainda não tinham aparecido para apresentar documentação.

Livro
Será lançado dia 29 de abril uma coletânea de artigos de historiadores caxienses. “Percorrendo becos e travessas: feitios e olhares das Histórias de Caxias” é o nome do livro. A obra é uma coletânea de 18 artigos sobre a história de Caxias nos séculos: XIX e XX, produzidos por professores efetivos do curso, ex-professores substitutos, ex–alunos da graduação e da pós-graduação.