Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

BICENTENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL E DA VILA DE CAXIAS REUNIU CENTENAS DE PESSOAS

     O começo da semana foi marcado por festa, é que o município de Caxias comemorou o bicentenário (1811-2011) da instalação da Comarca da Princesa do Sertão equivale ao período em que a localidade passou da condição de julgado à Vila Caxias das Aldeias Altas e também a instalação da Câmara Municipal de Caxias. A data histórica foi comemorada por uma vasta programação cívica, cultural e artística.
      Logo no início da manhã, em frente ao Prédio do Poder Executivo, autoridades civis, militares, secretariado e a população acompanharam o hasteamento das bandeiras e execução dos hinos do Brasil e de Caxias. Monsenhor José Mendes usou da palavra para pedir proteção divina para a população caxiense. Já a secretária de cultura, Valquíria Fernandes fez um relato da história de Caxias da época de julgado até os dias atuais.
Num segundo momento das festividades, as autoridades inauguraram um obelisco ao lado do Prédio da Prefeitura Municipal. O monumento é simbolizado por duas mãos que se entrelaçam remetendo ao significado de trabalho, conquistas e vitorias do povo caxiense durante esses duzentos anos.
A programação teve seqüência com o desfile cívico das tropas da Guarda Municipal, Brigada Contra Incêndio, Tiro de Guerra e das escolas, Antônio Bayma, Paulo Marinho, Filomena Teixeira, Débora Pereira, Joaquim Francisco e Thales Ribeiro.
Ainda pela manhã, durante a programação foi realizada  uma missa na igreja Catedral, celebrada pelo Bispo de Caxias, Dom Vilson Basso e co-celebrada pelo padre Mendes.
      “Desde os tempos dos jesuítas; duzentos anos depois estamos aqui comemorando a elevação de Caxias á categoria de Vila. Parabéns Caxias!”, exclamou o Bispo Dom Vilson Basso.
No final da tarde desta segunda-feira, uma sessão solene marcou também a passagem dos duzentos anos de instalação do poder legislativo no município. Uma placa com os nomes da 1ª legislatura em 1811 e da atual foi inaugurada. Usaram da tribuna, além dos vereadores, representantes da igreja, integrantes da Academia Caxiense de Letras e Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, que enalteceram a simbologia da data.
     Uma apresentação de gala da Orquestra da Câmara da UFPI do vocal do DMA, liderado pelo regente Cássio Martins finalizou as festividades pelo bicentenário de Caxias. O espetáculo “The Phanteon Of The Opera”, A Ópera do Pantheon, foi prestigiada por uma multidão que lotou o largo da igreja. 

FONTE: JORNALISTA MANO SANTOS (SECOM PREFEITURA DE CAXIAS)

ACONTECE DAQUI A POUCO ENTREGA DO NO FÓRUM DE CAXIAS

      O presidente da Assembléia Legislativa, Arnaldo Melo, transmitiu o cargo de governador para o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ), desembargador Jamil de Miranda Gedeon Neto. A solenidade aconteceu na tarde dessa quarta-feira (2), no gabinete do Palácio dos Leões, com a presença de autoridades, entre elas os secretários de Programas Especiais, João Alberto de Souza; chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva; e de Segurança Pública, Aluisio Mendes; e a desembargadora Cleonice Silva Freire, que assumiu interinamente a presidência do TJ.
     Ao deixar o cargo, Arnaldo Melo mostrou-se satisfeito com a experiência. "Gostaria de agradecer a todos. Esses três dias à frente do Governo do Estado me fizeram conhecer melhor o funcionamento do Executivo, uma experiência de suma importância para a minha carreira como gestor público", disse Arnaldo Melo.
       Gedeon declarou que cumprirá agenda governamental deixada por Roseana Sarney e que prestigiará também a agenda de compromissos do TJ. Nesta quinta-feira (3), ao lado da desembargadora Cleonice Freire, ele entregará, em Caxias - terceira mais antiga comarca do estado -, o novo Fórum Municipal. Na sexta-feira (4), o governador em exercício participará, em São Luís, da solenidade comemorativa aos 198 anos do Tribunal de Justiça.
"Manterei a agenda e as ações já programadas de governo e reforçaremos uma, que é a voltada para os centros de apoio às vítimas de crimes violentos, a partir de parcerias com o Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA)", declarou.
       Jamil Gedeon, depois assumir o governo, informou que permanecerá no cargo até a próxima segunda-feira (7), quando a governadora Roseana Sarney retornará ao comando do Executivo estadual. Ele disse ainda que assumir o governo é uma oportunidade ímpar. "O que nós podemos verificar é que há uma harmonia entre os poderes em benefício da sociedade. Isso significa que os poderes estão dando a sua contribuição para o desenvolvimento do Maranhão", disse.
O secretário de Programas Especiais do Governo, João Alberto, destacou que o ato reflete a transparência que norteia o governo Roseana Sarney. "Hoje, assistimos o presidente do Tribunal de Justiça, Jamil Gedeon, assumindo como governador em exercício. Antes, estava aqui o presidente da Assembléia Legislativa, fato que revela a forma transparente de governar desta gestão e a integração entre os três poderes", destacou João Alberto.
Na história do Maranhão, o último desembargador a assumir o Governo do Estado foi Emézio Araújo, em 1990. Da Assembléia Legislativa, já assumiram também os presidentes Ivar Saldanha, Antônio Carlos Braide, Manoel Ribeiro, João Evangelista, Marcelo Tavares e, recentemente, Arnaldo Melo.

FONTE: SECOM/GOVERNO DO ESTADO

DE NOVO A PESQUISA

Está no forno uma nova pesquisa de opinião pública, ainda não se sabe quem é o contratante, mas a empresa Exata é a executora. As pesquisadoras da empresa passaram ontem pela vizinhança. Não questionaram sobre intenções de voto a prefeito, mas questionaram sobre a atuação do Governo do Estado e dos nossos deputados. Eles queriam saber também de que forma a população mais tem acesso a informação.
As perguntas despertaram a curiosidade desta colunista. Pode até não ter sido contratada por nenhum pretenso candidato ao pleito de 2012, mas que tem uma intenção totalmente eleitoral, ah isso tem. Primeiro porque será importante ter o apoio do Governo do Estado neste processo. Se a população caxiense está feliz com a atuação da governadora ou de algum deputado em especial é importante tê-lo no palanque durante a campanha. Assim como é importante também definir as estratégias eleitorais e internet se transforma cada vez mais em um filão para conquistar o voto dos formadores de opinião.

NOVAS                                
Até a eleição muita pesquisa de opinião ainda deve ser aplicada por aqui. Ela é ferramenta importante de estrategistas políticos inteligentes, porque mesmo sem serem divulgadas serve para mensurar o andamento dos trabalhos eleitorais.
Biblioteca
Moradores do Bairro Salobro comemoraram neste final de semana dois anos de criação da Biblioteca Comunitária Professora Rita de Cássia. O local que conta com um acervo de mais de 1.500 obras foi criado somente com a ajuda da comunidade.
Projeto
Está na pauta na Câmara Municipal de Codó o Projeto de Lei Nº 22/2011, de autoria do vereador Leonel Filho, do PTN, que institui a obrigatoriedade da realização de palestras sobre drogas tóxicas e entorpecentes em geral, nas atividades das escolas da rede pública municipal de Codó.
BRONCA
Bastou a população colocar a boca no trombone para que a Prefeitura começasse a limpar tanto os cemitérios quanto a cidade inteira para a celebração do feriado do Dia de Finados.