O Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintrap) convocou os seus filiados para discutirem trâmites burocráticos da categoria esta semana e foi à baila a pauta de reivindicação salarial. Os barnabés caxienses não podem se queixar. Pela primeira vez em muitos anos recebem os salários religiosamente em dia, e por vezes até antecipado. O comércio hoje faz questão de ter esse profissional como credor. Mas, como em tudo há um mas...eles ganham pouco. Um piso salarial que beira a piada. Mais de 50% deles recebem apenas um salário mínimo e quando no rodapé do contracheque estão discriminados os descontos, esse valor cai drasticamente.
E o que eles fazem para mudar essa situação? Nada. Aguentam calados. Já ouvi muita gente argumentar que é melhor ganhar pouco do que não receber nada, ou receber como meses de atraso como aconteceu inúmeras vezes. E é assim que a banda tem tocado por aqui. Desde 2005 o piso salarial da categoria é apenas um piso salarial, se é que vocês me entendem. Nenhum centavo a mais. E ninguém vai brigar por isso não, a chiadeira é só quando os “graúdos” não estão ouvindo. Deve ser por isso que muita gente vira a casaca e de vez em quando jura que já era Coutinho desde criancinha.
Contemplado
O município foi contemplado com mil bolsas do programa Pro Jovem Trabalhador. Apesar da titulação não é o secretário do trabalho Adelmo Soares quem vai gerir o programa, mas a secretaria de assistência social. Será que HC não confia o suficiente no ex-vereador?
Amuado
Afinal foi ele um dos primeiros a colocar no colo Leonardo Coutinho, o rebento da família que por enquanto vai representando a família na sucessão de 2012. Adelmo Soares nem deveria ficar amuado, já deveria até ter se acostumado. Afinal HC é assim mesmo, passa por cima de quem ele quiser para que não interfiram em seus interesses. Mil bolsas, a cem reais cada, são mil votos extras não é mesmo.
Titulo
A historiadora Jordânia Pessoa, professora do CESC/UEMA e uma das organizadoras da obra “Percorrendo Becos e Travessas: Feitios e olhares das Histórias de Caxias será agraciada com o titulo de cidadã caxiense nesta segunda-feira em sessão realizada pela Câmara Municipal.
Livros
Jordânia escreveu outros títulos “Entre a Tradição e a Modernidade: A Belle époque Caxiense” é um deles e também se propõe a fazer um resgate da historia de Caxias, apesar da autora não ter nascido neste solo é grande o seu interesse pela cultura e historia local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário