Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de maio de 2011

NOVA IMORTAL SERÁ EMPOSSSADA HOJE NA ACADEMIA CAXIENSE DE LETRAS


     Quando era criança e começou seu gosto pela leitura talvez Joseane Maia não imaginasse que fosse chegar tão longe e que iria valer muito a pena não abandonar o universo da literatura. Mas ela chegou lá. Doutora em Letras pela PUC-São Paulo ela coroa uma carreira de sucesso recebendo uma das maiores honrarias da cultura caxiense, o titulo de imortal da Academia Caxiense de Letras. Joseane Maia foi eleita para a cadeira de n°22 que tem como patronesse a educadora Laura Rosa. Joseane Maia foi eleita com mais de vinte votos, após a vacância do cargo com o falecimento do acadêmico Adailton Medeiros, no ano passado.
           Joseane Maia quase desistiu de fazer parte do quadro de acadêmicos, ela já tinha perdido em uma eleição anterior, e só voltou a concorrer por insistência de outros imortais. A persistência deu certo e na segunda vez ela venceu com folga. Sobre as expectativas para essa nova, e boa fase que se inicia, ela assume um nervosismo. “Uma coisa é eu me sentir integrada a ACL e até registro isso em meu discurso. Mas agora que estou me preparando para participar desse ritual eu estou vendo que é muito diferente. Não é a mesma coisa de eu apenas me sentir integrada. Entre você ser apenas colaboradora e fazer parte da Academia é diferente eu estou percebendo que isso está mexendo com o meu lado emocional. Estou feliz e, sobretudo agradecida. Na verdade eu construí uma trajetória que foi fruto de muitas parcerias, porque ninguém faz nada sozinho”, pondera.
          E não foi mesmo. Joseane Maia não foi apenas uma leitora passiva que se limitou a escrever sobre Literatura. Ela foi além e traz em seu currículo projetos voltados para o incentivo à leitura que fizeram toda a diferença na vida de dezenas de caxienses. Tudo começou ainda na década de 90 com alguns acadêmicos do curso de Letras do CESC/UEMA, onde lecionava. Foi nessa época que ela formou o primeiro grupo de estudos literários.
        O grande divisor de águas, segundo ela, veio com o Proler (Programa de Incentivo a Leitura), implantado em Caxias nesta mesma década. “O Proler de certo modo institucionalizou um trabalho de muita crença individual. No momento em que isso foi incorporado pelo Proler, que é um programa e é ligado a uma instituição isso valorizou e me deu muitas aberturas pra fazer mais e sempre encontrando parceiros para tudo isso”.    
       Foi graças ao seu trabalho que este ano Joseane Maia recebeu a noticia de que seu livro autoria intitulado de “Literatura na Formação de Leitores e Professores” da editora Paulinas, foi escolhido pelo Ministério da Educação para integrar o quadro de obras que serão distribuídas gratuitamente para todas as escolas da rede pública, que possuem ensino de 1° a 4° série de todo o Brasil. Ao contrário de muitos escritores caxienses a produção do livro não foi bancada do bolso da própria escritora, o que valoriza ainda mais a sua conquista.



      Com tantas iniciativas agora Joseane Maia estenderá a sua atuação a projetos que possam envolver os membros da Academia Caxiense de Letras. Cheia de ideias Joseane já sabe que a participação dos acadêmicos será de suma de importância para o seu atual projeto, o Guardiões da Leitura (iniciativa que pretende movimentar as salas de leitura da rede estadual de ensino). A intenção é permitir que os acadêmicos visitem as escolas participantes do projeto e apresentem a sua história de leitura aos estudantes.
      Jacques Inandy Medeiros não esconde o entusiasmo com a posse da mais nova acadêmica para ele o fato de Joseane Maia residir em Caxias já é um ponto favorável para que ela esteja sempre engajada nas ações desenvolvidas pela Academia.
      “É uma pessoa que vem para enaltecer ainda mais a ACL, e tenho a plena convicção de que ela chega somar e não deixar que a Academia perca o seu brilho e a sua imponência”, avalia.
       A grande festa da Academia Caxiense de Letras está marcada para a noite deste sábado, a partir das 19h. Ela é aberta ao público caxiense, que poderá conferir de perto a posse de mais uma imortal. 

2 comentários:

  1. O empossamento da ilustre caxiense Joseane Maia foi uma festa muito bonita. Estive presente e pude acompanhar belos discursos. Falou-se, também, sobre a festa de lançamento do meu livro que acontecerá no sábado 21 de maio de 2011. Um noite de muita alegria para a cultura da princesa sertão...

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de parabenizar a Anelise pela iniciativa de nos manter, aos caxienses, informados dos acontecimentos agradáveis da cidade. À professora Joseane, quero expressar meu cordial apreço e satisfação pelo doutorado e pelo empossamento na ACL. Você, professora, é exemplo para muitas mulheres caxienses que tem medo de ousar e vencer. Parabéns, continue assim com essa garra pela vida. Que a paz de cristo esteja sobre a sua vida continuamente.

    ResponderExcluir