Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de julho de 2011

CAXIAS TERÁ TOQUE DE ACOLHER A PARTIR DE AGOSTO

       Os jovens caxienses terão em breve dia e horário definido para estar em casa. É que começa a vigorar a partir do dia 13 de agosto deste ano o Toque de Acolher. A medida foi instituída pelo Juizado da Infância e Adolescência de Caxias que pretende limitar através de uma portaria a presença de menores me bares, restaurantes, casas de shows e similares sempre que o relógio marcar 23h. Após este horário o menor só poderá ficar nestes locais acompanhado pelos país ou algum dos responsáveis.
      Conforme o juiz da infância e da juventude e autor da medida, Antônio Manoel Veloso a medida não é proibitiva, mas para acolher e principalmente impor os limites que muitos jovens não estão recebendo de seus familiares. “A medida é um “toque de acolher” e não toque de recolher como a imprensa costuma se referir. Atualmente Caxias se apresenta como uma cidade onde a percepção que se tem é “de uma terra sem leis” e que isso deve mudar. É inadmissível algumas atitudes praticadas por jovens na cidade, atitudes que têm custado a vida de pessoas”, explica o juiz.
       Para que a portaria seja cumprida será montada uma força tarefa entre os poderes a partir da data estabelecida pelo juizado. Todos os órgãos de segurança serão mobilizados. Todas essas autoridades farão uma espécie de varredura nos estabelecimentos em potenciais que recebam menores a partir do horário de proibição estabelecido. Alguns proprietários de bares, por exemplo, já se dizem contrários a portaria pois hoje são os jovens os principais consumidores nestes locais. Para o proprietário de bar D.S. que prefere não se identificar, mas cujo estabelecimento funciona no Bairro Volta Redonda, a medida só vai durar alguns dias.
      “Você vai vê logo isso vai passar. Aqui em Caxias é assim eles dizem uma coisa mas, não dura muito não. É como esse aviso que proíbe a gente de vender bebida alcoólica pra menor de 18 anos, a gente prega na parede mas ninguém cumpre não. A qualquer hora do dia, principalmente nos finais de semana o que a gente mas vê é jovem tomando álcool imagine então se eles vão ficar em casa essa hora que o juiz quer”, argumenta o dono de bar.
Punição-     Justamente para fazer com que determinação seja cumprida tanto pelos adolescentes quanto pelos pais é que a portaria também preconiza punição. Os adolescentes apreendidos em flagrante por qualquer autoridade envolvida na operação serão encaminhados ao Conselho Tutelar na mesma noite. Os pais serão contatados e receberão uma advertência através de uma notificação. Os donos de estabelecimentos serão multados e os ambientes podem até ser interditados.
      “O objetivo dessa medida é diminuir os índices de violência, do consumo de drogas e atos infracionais. Atualmente cerca de 60% dos furtos e roubos na cidade de Caxias os chamados crimes patrimoniais estão ligados ao uso do crack ou a outro tipo de droga”, justifica o juiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário