Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de agosto de 2011

ABERTA SEMANA DO ENCARCERADO

    A Secretaria de Justiça e de Administração Penitenciária (Sejap) iniciou, nesta segunda-feira (29), as atividades da 12ª Semana do Encarcerado no interior do estado. Durante a solenidade de abertura no Fórum Desembargador Almada Lima, em Caxias, o secretário-adjunto de Justiça, Ribamar Cardoso Lima, esteve reunido com autoridades locais e enfatizou a necessidade de promover ações sociais conjuntas para o sistema carcerário.
     “Trata-se de uma mobilização das representações locais a assumirem sua parcela de compromisso com o sistema prisional. Não existirá nenhum processo de reintegração eficiente se não houver soma de esforços” afirmou o secretário. Ele enfatizou que uma equipe técnica da Sejap deve acompanhar as atividades que percorrerão as unidades prisionais de Pedreiras, Chapadinha, Açailândia e Imperatriz até o dia 16 de setembro.
     Ribamar Cardoso Lima informou que, durante o evento, foram firmadas parcerias entre Sejap, Sistema Fiema e Secretaria Municipal de Educação de Caxias. Ele explicou que a medida vai retornar com o ensino de jovens e adultos (EJA) na CCPJ e oferecer cursos de qualificação profissional aos apenados.
    “Uma equipe da Sejap irá retornar, em setembro, a Caxias para avaliar em que estrutura física os cursos deverão ser oferecidos. Pretendemos atender a 140 internos da CCPJ e 20 do Albergue no regime semi-aberto” disse Ribamar Cardoso.    
Programação-   A coordenadora de Assistência Social, Maria Augusta Marinho, explicou que cada cidade e unidade prisional possuem uma programação específica adequada ao contexto local. “São diversos tipos de atendimentos, que vão desde ações de saúde a verificação processual de casa interno, passando pela assistência psicossocial e atividades esportivas” acentuou.
     As unidades irão contar com atendimentos odontológicos; vacinação, aferição de pressão, testes rápidos de DST/HIV, de hepatite e de tuberculose; palestras sobre as modificações na Lei de Execução Penal; palestras sobre o mercado de trabalho e empreendedorismo; triagem de benefícios sociais com familiares de internos; atendimentos oftalmológicos; e doação de kits de higiene.
      O secretário de Justiça e de Administração Penitenciária, Sergio Tamer, estimou que até o fim desta edição da semana do encarcerado, sejam contabilizados mais de cinco mil atendimentos. “Na capital atingimos o número de 3.000 atendimentos em apenas uma semana e com o apoio do Governo do Estado pretendemos dobrar este número” avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário