Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

BICENTENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL E DA VILA DE CAXIAS REUNIU CENTENAS DE PESSOAS

     O começo da semana foi marcado por festa, é que o município de Caxias comemorou o bicentenário (1811-2011) da instalação da Comarca da Princesa do Sertão equivale ao período em que a localidade passou da condição de julgado à Vila Caxias das Aldeias Altas e também a instalação da Câmara Municipal de Caxias. A data histórica foi comemorada por uma vasta programação cívica, cultural e artística.
      Logo no início da manhã, em frente ao Prédio do Poder Executivo, autoridades civis, militares, secretariado e a população acompanharam o hasteamento das bandeiras e execução dos hinos do Brasil e de Caxias. Monsenhor José Mendes usou da palavra para pedir proteção divina para a população caxiense. Já a secretária de cultura, Valquíria Fernandes fez um relato da história de Caxias da época de julgado até os dias atuais.
Num segundo momento das festividades, as autoridades inauguraram um obelisco ao lado do Prédio da Prefeitura Municipal. O monumento é simbolizado por duas mãos que se entrelaçam remetendo ao significado de trabalho, conquistas e vitorias do povo caxiense durante esses duzentos anos.
A programação teve seqüência com o desfile cívico das tropas da Guarda Municipal, Brigada Contra Incêndio, Tiro de Guerra e das escolas, Antônio Bayma, Paulo Marinho, Filomena Teixeira, Débora Pereira, Joaquim Francisco e Thales Ribeiro.
Ainda pela manhã, durante a programação foi realizada  uma missa na igreja Catedral, celebrada pelo Bispo de Caxias, Dom Vilson Basso e co-celebrada pelo padre Mendes.
      “Desde os tempos dos jesuítas; duzentos anos depois estamos aqui comemorando a elevação de Caxias á categoria de Vila. Parabéns Caxias!”, exclamou o Bispo Dom Vilson Basso.
No final da tarde desta segunda-feira, uma sessão solene marcou também a passagem dos duzentos anos de instalação do poder legislativo no município. Uma placa com os nomes da 1ª legislatura em 1811 e da atual foi inaugurada. Usaram da tribuna, além dos vereadores, representantes da igreja, integrantes da Academia Caxiense de Letras e Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, que enalteceram a simbologia da data.
     Uma apresentação de gala da Orquestra da Câmara da UFPI do vocal do DMA, liderado pelo regente Cássio Martins finalizou as festividades pelo bicentenário de Caxias. O espetáculo “The Phanteon Of The Opera”, A Ópera do Pantheon, foi prestigiada por uma multidão que lotou o largo da igreja. 

FONTE: JORNALISTA MANO SANTOS (SECOM PREFEITURA DE CAXIAS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário