Há algumas semanas um assunto que tem pautado a imprensa local estava martelando na minha cabeça, ele dizia respeito a um suposto fechamento do Cetecma de Caxias. Como uma boa jornalista, antes de tudo, achei que já era hora de passar todo esse episódio a limpo e descobrir o que de fato há de verdade e mentira nessa história toda. Conversei esta semana com a nova coordenadora do Centro, Karla Simone, e ela explicou que tudo não passou de um grande mal entendido.
Havia um documento de cessão do prédio assinando no começo dos anos 2000 feito pela Prefeitura para o Governo do Estado e esse prazo findou e o documento acabou não sendo renovado no prazo previsto, daí todo o impasse de que a Prefeitura estaria tentando tomar no tapetão a estrutura do Centro para si, o que não é verdade. Outro imbróglio sobre o assunto teria sido a decisão repentina do Governo do Estado em fechar de vez o Centro e delegar toda a qualificação prestada pelo Cetecma, ao Instituto Federal do Maranhão, outro fato que não tem qualquer fundamento.
Pagamento
Um dos problemas que existia no Cetecma a governadora Roseana recebeu assim que assumiu o Governo do Estado do então governador Jackson Lago. O Centro estava com muitas contas pendentes, inclusive atrasos salariais de professores que ministravam aulas no Cetecma.
Caos
Apesar de a Prefeitura tentar implantar um clima de caos, ela não revelou a imprensa que recebeu um representante do Governo do Estado nos últimos dias e voltou a assinar o documento de cessão de uma parte do prédio do Centro de Cultura ao Governo do Estado por mais alguns anos.
Dinheiro
Segundo Karla Simone, até onde a mesma tem conhecimento, o Governo do Estado não desembolsa nenhum centavo a Prefeitura para manter a estrutura do Cetecma funcionando onde está. O local está passando por uma nova reestruturação para que volte a funcionar a todo vapor.
Funcionar
São verdades que precisavam ser ditas e mentiras que precisavam ser esclarecidas, para que se finde essa história de que o Centro de Capacitação Tecnológica estava fechado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário