Acontece hoje, a partir das 5h30, no auditório da Câmara Municipal uma audiência pública para discutir as questões de segurança na cidade. Segundo os vereadores, idealizadores da iniciativa, a ideia é discutir propostas que busquem uma solução para a carência de segurança no município.
Diversas autoridades e a própria população foi convidada para participar da audiência pública. Esta não é a primeira vez que a temática é discutida em Caxias. Foi motivada pelos constantes assaltos às pessoas e ao comércio local que no mês de abril a Justiça caxiense realizou uma audiência pública que contou com a participação de diversas autoridades policiais e ainda o vice-governador Washginton Luiz Oliveira. Da discussão resultou propostas, mas pouca coisa mudou em Caxias desde então, porque os índices de violência só continuam crescendo apesar dos esforços das Policia Civil e Militar de conter a ação dos bandidos em Caxias.
Na audiência foi anunciada algumas medidas pelo superintendente da policia civil para o interior do estado, Jair Paiva Lima. O superintendente, que já foi delegado regional em Caxias por mais de cinco anos, chegou a declarar na época que é necessário que o município tome as rédeas da situação também e passe a delimitar o número exato de mototaxistas que podem atuar na cidade. Segundo ele, por meio de um levantamento feito em Caxias, ficou constatado que a quase totalidade dos crimes são praticados por delinquentes que utilizam a moto como veiculo de transporte, pela mobilidade que o veiculo oferece. Ele acredita que com essa medida os comerciantes farão a sua parte e as facilidades na venda desses veículos para aqueles que usam essa profissão como argumento para comprar uma moto será reduzido.
“Hoje em dia há uma facilidade muito grande, você chega de manhã e em poucas horas você já sai com uma moto com o argumento que vai trabalhar de mototaxi. Esse veiculo precisa ser pago e quando fazemos ronda na periferia da cidade, durante o dia, encontramos muitos deles sentados em mesa de bar jogando ou bebendo. Então onde é que eles dinheiro para pagar essas motos se não trabalham? É claro que eles cedem ou alugam para quem vai delinquir e nós precisamos acabar com essa facilidade que está havendo em Caxias. Outra medida, que nós já autuamos uma vez e que já estamos sabendo que está ocorrendo de novo, é que muitos comerciantes que se dizem cidadãos de bem estão vendendo munição para esses bandidos, sem qualquer autorização para isso. Quem faz pratica um crime semelhante a aqueles que utilizam as armas e isso não vamos permitir, eles serão presos mesmo”, garantiu o superintendente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário