Basta uma volta no Centro para atestar o que muita gente já deve ter percebido. O comércio caxiense está em crise. Vendedores de braços cruzados dentro dos estabelecimentos comerciais já virou rotina. Um freguês aqui ou ali e nem sempre comprando, apenas dando uma olhadinha. Um prejuízo que gera um efeito dominó. Comerciante que vende menos, funcionários em constante risco de perderem o emprego e uma cidade que fatura pouco. A crise é tão evidente que ainda é difícil de entender como a revista Veja elegeu Caxias como uma das cidades que mais cresceram economicamente nos últimos anos. Não é bem assim que a realidade tem se apresentado.
A crise estabelecida por aqui não diz respeito a não pagamento de salários de servidores público, hoje representando mais de 60% da população economicamente ativa. Os salários estão em dia, porém defasados. Além disso, há outros problemas. Os empréstimos consignados acabam levando quase todo o vencimento embora.
A variedade de produtos e serviços oferecidos ainda é pouca. É um comércio tímido que atende apenas a necessidade da grande massa, porque aqueles que possuem um poder aquisitivo melhor, e isso inclui até mesmo uma parcela do funcionalismo público, continua sem comprar produtos em Caxias.
Festa
O município de São João do Sóter vai celebrar 15 anos de emancipação política no dia 24 de junho com uma vasta programação. serão inauguradas a Subestação de Energia, o Mercado Público Municipal e o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. Haverá ainda visitação às obras do Hospital Público Municipal.
Conferência
Foi realizada nesta terça-feira no Centro de Treinamento João Paulo II a VII Conferência Municipal de Saúde. O tema tratado este ano foi: “Todos usam SUS. O SUS na seguridade social-política-pública, patrimônio do povo brasileiro”. O eixo a ser trabalhado durante o evento será: "Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS".
Caminhada I
O Centro de Atenção Pscicossocial para usuários de Alcool e outras Drogas (CAPS AD) estará realizando em Caxias nesta quarta-feira (22) a "I Caminhada de Enfrentamento do Crack e outras Drogas". A concentração está marcada para as 7h da manhã, na Praça do Panteon, onde acontecerá uma celebração ecumênica e logo após, saindo pelas ruas do centro da cidade.
Caminhada II
Segundo a instituição, o objetivo da "I Caminhada de Enfrentamento do Crack e outras Drogas" será chamar a atenção da sociedade caxiense e sensibilizar as autoridades e sociedade civil, além das escolas, entidades ligadas à juventude, à família e a religião com o propósito de prevenir o uso e combater o tráfico de drogas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário