FOTO: JOÃO LOPES/ PORTAL NOCA |
A morte da estudante de Pedagogia Vanessa Almeida quase na porta de uma faculdade particular na noite da última sexta-feira é o prenúncio de uma tragédia anunciada. Atropelada por uma moto em alta velocidade ela não servirá para mostrar apenas que acidentes acontecem, mas uma realidade que ronda escolas públicas e particulares de Caxias, a falta de segurança.
Não se trata apenas de policiamento, mas, medidas simples como faixa de pedestres, tartarugas, redutores de velocidade. Itens que são de responsabilidade do Departamento Municipal de Trânsito e que praticamente não existem nesses locais. Estas medidas não irão coibir acidentes deste tipo, mas deixam a sensação de que o poder público fez a sua parte.
Vanessa pode ser apenas a primeira vitima, pois é hábito do condutor caxiense, aquele mal educado e que se acha o dono de ruas e avenidas, trafegar em alta velocidade e se sentir impune as leis. O pior de tudo é que todos os dias centenas de crianças é que correm o risco de fazer parte desta triste estatística e ninguém tem feito nada para evitar isso.
Velocidade
Dezenas de jovens já perderam a vida nas ruas de Caxias por pilotarem motos em alta velocidade. É que quase sempre a fiscalização no trânsito, principalmente a feita pela Policia Militar se encerra após as 21h. Ela só é presente em saídas de festas e é justamente em ruas com pouca fiscalização que eles aproveitam para andar em alta velocidade.
Programação
Começa dia 18 de junho e segue até o dia 29 do mesmo mês a programação do 7°Arraial de Todos os Caxienses. Os doze dias de evento serão celebrados no Parque da Cidade. Na programação apresentações artísticas de bumba-meu-boi, quadrilhas, danças típicas e shows com artistas maranhenses e de outros estados.
Farda
Guardas municipais de Caxias denunciaram que pelo menos metade da corporação não trabalha nas ruas porque não tem fardamento e muito menos coturno. As roupas chegaram a ser encomendadas a uma empresa de Teresina-Pi, mas o material nunca foi recebido por falta de pagamento.
Comemoração
As comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente foram restritas a palestras e algumas atividades lúdicas em Caxias. Um grupo de crianças e adolescentes de um movimento religioso também foram as ruas para conscientizar sobre a Dengue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário