Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de julho de 2011

CONTRA O TEMPO

      Agora é uma corrida contra o tempo para quem deseja concorrer a um cargo eletivo nas eleições de 2012. Os pretensos candidatos têm até o dia 07 de outubro para estarem filiados a um partido politico. É agora que a coisa vai pegar. Em Caxias o comando partidário está dividido em alguns blocos. Um deles sob o comando de Humberto Coutinho, outro sob o comando de Paulo Marinho e um terceiro sob o comando de Helton Mesquita. Correndo por fora estão partidos como o PSOL,PT e PV, habituados a assumirem uma coligação de última hora ou lançarem candidatos independentes.
     A situação se complica para os vereadores com mandato. Ricardo Marques(PMDB) já não faz mais parte do grupo que apoia Roseana Sarney ou os Marinho. Leonardo Barata, Manoel da Caçamba e Chocolate(PTC) viram o comando do partido migrar para as mãe de Helton Mesquita(PDT), que até agora mantem candidatura própria ao comando do palácio da cidade. Humberto Coutinho(PSB) ainda não definiu onde vai encaixar o sobrinho Leonardo Coutinho, que será seu candidato em 2012. Pensem rápido senhores políticos, o tempo está passando e ele é cruel com quem não usa inteligência na hora de tomar suas decisões.

Calendário        

O requisito de estar filiado um ano antes das eleições está definido no artigo 9ª da Lei das Eleições* (Lei 9.504/1997) e encontra-se previsto no Calendário Eleitoral das Eleições 2012, já aprovado pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Lista

A Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9096/1995) determina que cada partido entregue à Justiça Eleitoral a relação de nomes de seus filiados contendo também o número do título de eleitor e a seção eleitoral em que cada um está inscrito. Essa lista atualizada deve ser entregue até a segunda semana de abril e outubro de cada ano.

Domicilio

Ainda de acordo com a lei e o calendário, também nessa data os candidatos devem ter domicílio eleitoral no local onde pretendem concorrer. O domicílio eleitoral é condição de elegibilidade prevista na Constituição Federal. O objetivo é valorizar o vínculo entre o candidato e a população da localidade a ser representada.

Convenção

A filiação é apenas o primeiro passo para quem quer concorrer a um cargo eletivo. A prova de fogo são as convenções partidárias. É nela que as listas são formados e quem sempre dar a palavra final são os comandantes destes partidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário