Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

REALIZADA FORMATURA DE BRASIL ALFABETIZADO


A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última quinta-feira (1º), a formatura de mais de 1.273 jovens, adultos e idosos do Programa Brasil Alfabetizado. O evento aconteceu no saguão do Centro de Cultura e reunião cerca de 300 concludentes do curso de alfabetização. O programa é um projeto do Governo Federal em parceria com as administrações municipais.

A iniciativa visa a capacitação de alfabetizadores e também de cidadãos com 15 anos ou mais, que não tiveram oportunidade, ou foram excluídos da escola, antes de aprenderem a ler e a escrever. Em Caxias, o Brasil Alfabetizado já é executado desde 2005, em 20 escolas de sede e 15 unidades educacionais da zona rural.

Todos os professores do Programa Brasil Alfabetizado são capacitados através dos cursos de Formação Inicial e Continuada; oferecidos pelo Governo Federal por meio Secretaria Municipal de Educação.

Segundo a professora Arlete Leão que no evento esteve representando a Secretária de Educação Silvia Carvalho, a formatura foi um exemplo de persistência e dedicação. “Sabemos da dificuldade que cada alfabetizando enfrentou ao longo dos oito meses de estudos, principalmente os da zona rural, se desdobrando para assistirem as aulas. Eles tiveram a coragem de encarar a sede do aprender, vencendo as barreiras e o comodismo, para trilharem no mundo do conhecimento. Como dizia Paulo Freire: 'Só o conhecimento modifica o homem...'”., concluiu Arlete.

Os alfabetizandos que participaram da formatura integraram a turma denomina professor Carlos César (in memória). Eles enfrentaram 320 horas aulas de dezembro do ano passado até agosto de 2011 e fazem parte do universo de 19 turmas, totalizando 1.273 concludentes do PBA versão 2010/2011 em Caxias

“A vantagem principal do PBA é que as pessoas não precisam sair do bairro para estudar; o professor é quem vai até o aluno com material didático especial para ensiná-lo os primeiros passos do processo de alfabetização”, destacou Yvelise Maria Carvalho, Coordenadora do Brasil Alfabetizado em Caxias.

Mini-Feira Cultural
Durante toda a tarde de quinta-feira (1º), antes mesmo da solenidade de Formatura, os alunos do Brasil Alfabetizado, auxiliados pelos professores inseridos no programa, realizaram uma Mini-Feira Cultural com a exposição nos stands de trabalhos confeccionados pelos próprios alfabetizandos.

Na escrita e na leitura, através de painéis e artesanato, foi exposto o resultado de oito meses de trabalho em sala de aula. “Criar oportunidade de alfabetização a todos aqueles que não tiveram acesso ou permanência na educação fundamental é o nosso principal objetivo”, destacou Ronilde Angélica, Coordenadora do NEJA em Caxias

Saiba Mais

.O programa Brasil Alfabetizado (PBA) é realizado desde 2003 pelo Ministério da Educação e é voltado à alfabetização de jovens, adultos e idosos, promovendo o acesso à educação como um direito de todos, em qualquer momento da vida.

.O programa é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios, que recebem apoio técnico na implementação das ações, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos.

FONTE: JORNALISTA MANO SANTOS (ASCOM PREFEITURA DE CAXIAS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário