Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

COMEÇA A BUSCA POR EMPREGOS TEMPORÁRIOS

      Final de ano é a temporada propicia para quem está interessado em conseguir emprego, nem que seja temporário. Roberta Matias, 24 anos, conseguiu sua primeira oportunidade no mercado de trabalho há três semanas. Ainda em fase de experiência ela que terá que se esforçar para fazer parte do quadro fixo da empresa onde está estagiando. Sem medo do desfio ela garante ter a receita para o sucesso profissional.
        “Ter atenção e não esquecer de nada que eles ensinam eu acho que é o principal modo de ficar no emprego. Porque quando a gente entra a gente passa vários dias sendo ensinado, aprendendo como fazer e se você mostra que é esforçado tem mais chance de ficar no emprego”, avalia a estagiária.
       Em Caxias o setor que mais absorvem profissionais ainda é o comércio. Antônio Carlos dos Santos, 21 anos está tendo a sua primeira oportunidade em uma loja de confecções. Para ele a indicação que partiu de um amigo, vai garantir um Natal diferente este ano.
        “Pra o Natal desse ano vai ser bom não só por causa do emprego, mas porque eu vou ter dinheiro no bolso. Quando a gente trabalha é bom demais, porque além de ajudar em casa ainda dá pra comprar as coisas que a gente tem vontade e com o nosso próprio dinheiro”, argumenta.
        Na Secretaria Municipal do Trabalho e da Economia Solidária (SEMTRES) a intermediação da mão de obra para o comércio e para a construção cibil ainda lidera o número de encaminhamentos.
        Tanto os empregadores quanto os contratados devem ficar atento para os direitos e deveres que cada um é obrigado a seguir no ato da contratação. De acordo com a Lei n °6.019 de 03 de janeiro de 1974 especifica-se como emprego temporário a contratação em caráter provisório.
         Dentre os direitos dos novos contratados constam que ele deve receber, dentre outras coisas: Remuneração equivalente à dos empregados efetivo, jornada máxima de oito horas diárias e 40 horas semanais,  repouso semanal remunerado, pagamento de horas extras, não excedente a duas horas diárias, adicional por trabalho noturno, de insalubridade ou periculosidade,indenização por dispensa sem justa causa ou término do contrato, proporcional ao tempo trabalhado, 13º salário proporcional, Férias proporcionais, acrescidos de 1/3 de férias.

LOJISTA NÃO INTERMEDIA MÃO DE OBRA

     Apesar de em Caxias existir uma Secretaria Municipal do Trabalho que atua firmemente para proporcionar a intermediação de uma mão de obra de qualidade, os lojistas caxienses não possuem o hábito de buscar essa intermediação. Quem mais solicita o serviço ainda é a construção civil.
    Quem busca um emprego, mesmo temporário, costuma lutar por uma vaga sozinho. Experiência é um fator decisivo, mas para diversos lojistas é comum dar oportunidade para quem está em busca do primeiro emprego.
    O vendedor Welligton de Jesus Moura, 23 anos, não precisou de experiência para conseguir uma vaga em uma loja varejista de Caxias. Bastou apenas fazer um curso de informática, uma boa redação e uma entrevista. Ele foi um dos jovens absorvidos durante a temporada de empregos temporários do ano passado. O vendedor, que já vai fazer um ano de trabalho com a carteira assinada, acredita que cumprir as regras da empresa foi um fator decisivo na hora da contratação.
       “É lógico que a experiência ajuda, mas você também tem que fazer a sua parte. Eles estabelecem todos os meses metas de venda e quando eu comecei era por semana. Consegui superar todas elas e isso foi bom. Emprego está difícil e enquanto você não arruma uma coisa melhor, tem que manter aquele que você já tem”, alerta o vendedor.


MAIS:

. Além de salário compatível com o dos empregados efetivos, os temporários também têm direito ao 13° salário
. O contrato de três meses, após seu término só é renovável por mais três meses com a autorização do Ministério do Trabalho
.No Ministério do Trabalho em Caxias são expedidas mensalmente cerca de 700 carteiras profissionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário