Ontem soube que a Prefeitura de Caxias criará uma brigada de incêndio para prevenir e combater os incêndios florestais. Segundo informações da assessoria de comunicação após a pré-inscrição, os candidatos serão submetidos a um teste de aptidão. Ao final desta fase, serão escolhidos para o curso de formação, 12 brigadistas, 2 chefes de esquadrão e 1 chefe de brigada, remunerados com o pagamento de um salário mínimo, um salário e meio e dois salários mínimos, respectivamente. Deve estar chegando mais uma leva de recursos federais por aí.
Achei estranho. É que assim quem assumiu está ditadura, que já se estende por sete anos, HC realizou um concurso e dentre as funções constava lá no edital a de fiscal florestal, que nunca foram nomeados para a função. Além disto, também questiono se ao contratar estes profissionais, esse mesmo gestor terá a decência de estruturar essa brigada de incêndio. É que os profissionais da Secretaria de Meio Ambiente, a qual esta brigada estará atrelada, não possui estrutura e sequer autonomia para fazer o seu próprio trabalho. Andam em um veiculo capenga e quando forçados a aplicar as leis são reprimidos pelas conveniências políticas do atual gestor.
Lembrando que essa brigada ainda representa a criação de mais cabides de emprego para uma Prefeitura já inchada com oito mil servidores. Sinceramente, esse ataque de bondade ao criar essa brigada não me convence.
Atuação I
A brigada atuará no intuito de prevenir e combater os incêndios florestais, através de ações de educação ambiental, orientação da queima controlada, coleta e plantação de sementes, auxílio na recuperação de áreas degradadas, monitoramento de focos de calor e na construção de aceiros – áreas de segurança que impedem o descontrole do fogo utilizado nas plantações agrícolas.
Atuação II
É claro que a atuação do fiscal florestal e o brigadista são diferentes, mas é só para lembrar que a área onde iam trabalhar era semelhante e se estes estivessem atuando estas novas contratações custassem até mesmo ao erário público.
Bombeiros
O Corpo de Bombeiros está fiscalizando todos os quesitos de segurança nos arraias espalhados pela cidade. A venda de fogos de artifícios também está com a atenção redobrada por parte dos profissionais. A meta é evitar acidentes comuns neste período.
Procon
Falta exatamente 15 dias para a Prefeitura cumprir a medida judicial que determina a instalação de uma unidade do Procon em Caxias, sob pena de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento da lei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário