Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Faltam Mulheres

       A politica caxiense tem se revelado ao logo dos últimos anos extremamente voltada para o público masculino. São raras as mulheres que militam na politica caxiense. As exceções de Marcia Marinho e Cleide Coutinho nenhuma outra consegue tanto destaque no cenário eleitoral. As demais têm uma participação pífia e não apresentam propostas consistentes que a façam se sobrepujar sobre os homens. 
     Mas isso não significa que elas não possuam uma visão ampla sobre o que acontece na cidade. É que algumas das figuras femininas pensantes ou são casadas com políticos atuantes ou são, costumeiramente ofuscadas por estes. Ficam em segundo plano e quem perde com isso é Caxias, porque as mulheres também sabem gerenciar, planejar e principalmente conhecer a realidade sobre outra ótica.
   A politica caxiense perde muito sem essas figuras atuantes e os homens também,pois sempre que o processo eleitoral se aproxima há uma corrida contra o tempo para convencê-las a se lançar na politica e cumprir o coeficiente eleitoral cobrado aos partidos.

Câmara
Para a Câmara Municipal, por exemplo, só duas mulheres foram eleitas para compor a bancada legislativa, e apenas uma mulher conseguiu ocupar a Prefeitura e por apenas um mandato.

Assessoria I
A Secretaria Municipal de Assistência Jurídica presta vários serviços na área jurídica para a população carente de Timon. Sem nenhum custo, as pessoas que precisam de aparato judicial buscam secretaria para resolver suas pendências junto à justiça. 

Assessoria II
No relatório anual foi apresentado pela secretaria mais de mil ações no ano passado entre pensão alimentícia, divórcio, execução de pensão, investigação de paternidade, alvará, retificação de registro, interdição, separação, justificativa de óbito, adoção, guarda, justificação de concubinato, curatela, penal e outras ações. Os casos mais executados foram pensão alimentícia, divórcio e outras ações. Foi atendida uma média de 5.000 pessoas durante 2010.

Preços
Em Caxias os preços do peixe não foram alterados por causa da quaresma. Os mais comuns, branquinha e tambaqui estão custando entre dez e doze reais e os valores estão permitindo que muitas famílias continuem mantendo a tradição de não comer carne na sexta-feira santa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário