Muito mais do que um problema social o aumento nos casos de violência em Caxias é uma questão de segurança pública, ou pelo menos a falta delas. No município o contingente policial é pequeno e apesar dos esforços, que não são poucos, o número de policiais é pequeno para cobrir toda a cidade. Dados da Policia Militar revelam que apenas 49 homens fazem parte do 2°Batalhão de Policia Militar de Caxias e são eles que estão diretamente ligados às rondas que precisam ser feitas diariamente na cidade e redobradas durante o final de semana, que é quando o número de ocorrências aumenta.
A desativação de pelo menos dois pontos estratégicos para a segurança da cidade, que eram os postos instalados no povoado Baú e no descanso, ponto que liga Caxias a Coelho Neto, também pode ter contribuído para a ação dos bandidos já que estes dois locais funcionam como uma rota de fuga.
No caso da PM, especificamente, foi adotado como estratégia pelo comandante do 2°BPM, coronel Verissimo Porto a instalação de trailers em alguns pontos da cidade considerados mais violentos e blitzen. Mesmo assim os esforços não tem sido suficiente para inibir os marginais. Com o inicio do festejo junino e para evitar mais ocorrências a PM já definiu algumas estratégias e uma delas é manter vigília constante sempre perto dos locais para onde a população caxiense deverá se dirigir para acompanhar os festejos juninos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário