Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

AUMENTAM CASOS DE AIDS EM CAXIAS

Cinquenta e sete novos casos de Aids foram confirmados em Caxias no último ano. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município alerta para a importância do diagnóstico rápido do vírus.
O atendimento é sigiloso e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que dará orientação sobre o resultado final do exame. Quando são positivos, é responsável por encaminhar as pessoas para tratamento no Serviço de Atendimento Especializado (SAE). O CTA trabalha com a prevenção e o diagnóstico das doenças sexualmente transmissíveis (DST), HIV, Aids e hepatites virais, oferecendo aconselhamento coletivo e individual.
Em um levantamento feito, em junho do ano passado, em Caxias e municípios vizinhos, foram 260 casos positivos de HIV. De lá pra cá, 57 a mais, totalizando 317 casos. O índice por profissão é da seguinte forma: Lavradores com 71 casos, autônomos com 53 e donas de casa com 50. Profissionais do sexo apareceram com 13 casos. Para o CTA responsável pelo levantamento na região, esse crescimento tem um motivo. O número de exames aumentou, assim como a variedade de pessoas que estão fazendo o exame. A maioria desses soropositivos recebem hoje tratamento no próprio Serviço de Atendimento Especializado(SAE) que oferece acompanhamento médico e psicológico gratuitos para quem é portador do vírus
Segundo os profissionais do CTA as mulheres grávidas devem ter atenção redobrada fazendo acompanhamento médico e exames de pré-natal que tornam a gestação mais segura. Atualmente o Maranhão tem cerca de cinco mil casos de portadores do vírus HIV. Do total de infectados 64% são homens. Levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde revela que de 1985 até o ano passado, foram notificados 107 casos de jovens e adolescentes com a doença, o que revela a não utilização de métodos contraceptivos. As mulheres jovens ainda são o maior público infectado, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.
                                                                                                 
                                                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário