Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CURSO DE MEDICINA DE CAXIAS: UM DOS MELHORES DO MARANHÃO, UM DOS MELHORES DO BRASIL

        Os estudantes de Medicina do Centro de Estudos Superiores de Caxias estão em festa e não é para menos, foi divulgado esta semana o resultado do Enade(Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) O curso obteve nota 4, entre uma média que pode variar entre 1 a 5. Foi a melhor nota da região, número que superou inclusive a nota dada para o mesmo curso em instituições de ensino da capital ludovicense e na capital piauiense. Na opinião da diretora do curso Rose Marie Jácome.
      “Foi uma grande satisfação porque este é um curso novo, não temos nem dez anos e vamos continuar lutando porque a nossa pretensão é chegar a excelência neste curso”, avalia Rose Marie.
      Mas segundo a instituição a boa nota só foi possível graças a um trabalho conjunto firmado entre os estudantes, professores e todos os profissionais que fazem parte da instituição. Para quem não acreditava no potencial do curso que é ministrado em uma cidade do interior do Maranhão com apenas 150 mil habitantes a boa nota, que avalia não apenas estudantes e professores, mas a instituição como um todo dará mais respaldo ao curso ministrado no CESC/UEMA.
        “Essa vitória é muito satisfatória para nós em estar entre as melhores do Brasil. Na região nós conseguimos superar tanto a Universidade Federal do Maranhão quanto do Piauí e isso mostra a competência tanto do corpo docente quanto dos estudantes da instituição”, acredita o professor do curso de Medicina Magno Magalhães.
Conquistas-     E para chegar ao grau de excelência os estudantes precisam, sobretudo, de ajuda do poder público. Segundo eles mais investimentos no curso seria primordial para que a qualidade dos estudantes que saem para o mercado de trabalho seja ainda maior.
       Falta ainda ao curso a construção de um Hospital Universitário para que eles possam frequentar no período das aulas práticas e melhorar ainda mais a qualidade dos laboratórios e dos livros disponíveis na biblioteca mantida no CESC/UEMA. Atualmente é na rede pública municipal que os estudantes frequentam. Como o atendimento da rede municipal de saúde só é de pequena e média complexidade, os casos mais complexos deixam de fazer parte da rotina dos estudantes, já que esses pacientes são encaminhados para outros centros de saúde mais avançados.
       Em Caxias um prédio bem ao lado do próprio campus dos cursos de Medicina e Enfermagem chegou a ser adquirido pelo Governo do Estado há mais de seis anos, mas a obra para a preparação desse local, que funcionará apenas como um ambulatório, ainda não foi concluída.
          
MUNICÍPIO TERÁ VAGAS PARA RESIDÊNCIA MÉDICA

     Uma das grandes dificuldades dos estudantes que estão saindo do curso de Medicina é conseguir uma vaga para a residência médica, que é uma complementação do curso e onde eles também conseguem receber a primeira ajuda financeira pelo seu trabalho.
      Alguns costumam inclusive, antes mesmo de concluir o curso superior, a buscar vagas nas residências médicas. Com tantos profissionais despejados no mercado de trabalho todos os anos, eles explicam que a concorrência grande. Graças a um projeto denominado Pró-Residência Médica do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Caxias serão abertas para que os recém-formados possam fazer residência médica na rede pública de saúde de Caxias.
      Por meio do cumprimento de todas as exigências que constam da Portaria Interministerial nº 1.001, de 22 de Outubro de 2009, que a Secretaria Municipal de Saúde de Caxias, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), encaminhou proposta para implantação da Pro Residência em Caxias.
     Depois de analisada a proposta foi aprovada e já houve, inclusive, a publicação da Portaria Conjunta nº 08, de 26 de Novembro de 2010, que aprovou a residência medica para Caxias nas áreas de Medicina de Família e Comunidade (4 vagas), Ginecologia e Obstetrícia (4 vagas), Psiquiatria (4 vagas).
      No mês de dezembro já será lançado o Edital para seleção dos residentes para Caxias, cujos cursos serão iniciados no dia 01 de março de 2012, conforme calendário nacional e cada médico residente, que terá direito a uma bolsa no valor de R$ 2.388,06 que corresponderá a uma jornada de 60 horas semanais.
                                                      
SAIBA MAIS:

.O Enade é uma prova escrita de conhecimentos específicas aplicadas aos cursos superiores.

.Cada prova aplicada contem 40 questões

.Costumam participar do Enade alunos que acabaram de ingressar no ensino superior e aqueles que estão no último ano.

.A primeira aplicação do Enade aconteceu em 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário