Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ACADEMIA CAXIENSE DE LETRAS EM FESTA PELOS SEUS 14 ANOS


     Há exatamente quatorze anos em um casarão antigo em frente a Praça Vespasiano Ramos começavam as primeiras reuniões de pensadores e intelectuais discutindo a criação da Academia Caxiense de Letras. Sem espaço próprio essas deliberações aconteciam muito   mais pela vontade de consolidar e valorizar a cultura caxiense, do que a busca pelo sucesso.
    Outros pontos também foram usados para essas reuniões. Em 12 anos de existência, muita coisa mudou. Dos encontros eventuais dos fundadores na sede da Fundação Vitor Gonçalves Neto, na rua Aarão Reis, a ACL ganhou sede própria, na rua 1° de Agosto. Foi nesta sede, doada pela iniciativa privada, que o grande “estouro” da academia como celeiro de produção cultural aconteceu.
    De 1997 a 2011 a ACL ganhou uma biblioteca, com acervo de mais de 4 mil títulos, um auditório e uma livraria para a venda dos títulos de autores caxienses e maranhenses. O tempo passou, a instituição ganhou regimento interno e 40 componentes, os imortais das letras e da cultura. Foram disputas acirradas em campanhas sofridas para alguns e vitoriosas para outro. A contagem do voto a voto, as conversas ao pé do ouvido para consegui-los.
    Hoje a ACL tem muito a comemorar, principalmente pelo fato de ser uma das referências culturais da cidade. São inúmeros projetos desenvolvidos pela instituição não apenas para valorizar a cultura, mas principalmente para aproximar a população caxiense da literatura. São diversas as bandeiras levantadas em prol da cultura caxiense. Há atividades de pesquisa, a biblioteca é aberta ao público que busca leitura e informação, há um grande auditório climatizado e com estrutura de cinema para exibição de filmes através do projeto Cine na Terça e ainda o acompanhamento constante dos acadêmicos que sempre passam por lá para oferecer leitura, conhecimento e informação sobre a Academia.
   Na noite deste sábado, 20 de agosto, será celebrado o aniversário da Academia, a comemoração será feita em tom literário com lançamento de livros dos imortais Ana Luisa Ferro, Déo Silva e Raimundo Medeiros. Uma celebração simbólica, já que as conquistas deste espaço cultural acontecem o ano inteiro a cada projeto desenvolvido, a cada livro adquirido, a cada visitante que adentra suas portas.

Um comentário:

  1. Anele, reproduzimos seu textro sobre o aniversário da Academia Caxiense de Letras em nosso blog (www.maranharte.blogspot.com). Parabéns pelo blog.
    nosso e-amil é maranharte@gmail.com

    Abraços.
    Flaviano Menezes

    ResponderExcluir