Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de novembro de 2011

AUDITORES DA CGU ESTÃO EM CAXIAS

        Auditores da Controladoria Geral da União farão uma varredura nas contas da Prefeitura de Caxias. O objetivo é fiscalizar gastos e receitas feitos na Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. Esta não é a primeira que atual gestão passa por esse tipo de fiscalização feito pela CGU, ainda em 2009, durante o primeiro mandato do atual prefeito a mesma fiscalização foi realizada e abrangeu também setores da saúde e da educação.
        O resultado da fiscalização divulgado em 2010 constatou uma série de irregularidades ainda no primeiro mandato, dentre eles licitações viciosas e fraudulentas, desvios de recursos públicos na educação e na saúde e ainda recursos que chegaram aos cofres públicos da cidade, mas que não foram aplicados na sua destinação.
        O trabalho da CGU, que começou nesta segunda-feira, consistirá na análise de toda a documentação dos recursos empregados na cidade, desde a sua chegada aos cofres públicos a conclusão de cada trabalho executado. Ainda não há uma previsão de quando a fiscalização será concluída, mas a fiscalização está em Caxias mediante sorteio. A CGU chega ao município depois que uma série de denúncias de irregularidades nos cofres públicos foram veiculadas pela imprensa maranhense e também pelo Ministério Público que há meses vem investigando várias delas dentro da cidade. Algumas denúncias inclusive foram acolhidas pelo MP como a contratação de mão de obra sem concurso público, falta de merenda escolar, a não construção e reforma de escolas municipais, dentre outros, mesmo os recursos que deveriam ser aplicados nesta finalidade já estarem disponíveis há vários anos nos cofres da Prefeitura.
FISCALIZAÇÃO-    As ações de fiscalização da CGU foi criada desde 2003, o programa já fiscalizou 1.821 cidades, o equivalente a 32,7% dos municípios brasileiros. Com as novas regras em vigor, nas cidades com até 50 mil habitantes, a fiscalização vai incluir repasses feitos pelos ministérios da Saúde, da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). No sorteio realizado este ano além de Caxias outras 59 cidades também recebem a equipe de auditores da CGU.

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário