DOUTORA JOSEANE MAIA |
Como prática pedagógica de democratizar e socializar os conhecimentos por meio da literatura, está em fase de implementação o projeto Guardiães da Leitura. O projeto pioneiro é uma iniciativa dos professores Joseane Maia e Luís Faustino da Silva, da Unidade Regional de Educação (URE) de Caxias e conta com o estímulo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). "Precisamos de projetos inovadores como este, que representam a descoberta de novos talentos na rede estadual de ensino", destacou a secretária Olga Simão.
O projeto de vanguarda Guardiães da Leitura, apresentado está semana à secretária Olga Simão, tem como finalidade otimizar os espaços das salas de leitura e bibliotecas das escolas da rede estadual nos três turnos de funcionamento. Joseane Maia, autora do projeto, disse que o objetivo é divulgar a importância do livro e incentivar a leitura no desenvolvimento humano e científico de professores, crianças e jovens.
Ela disse, ainda, que o projeto se constitui em uma estratégia de funcionamento das salas de leituras e bibliotecas da rede estadual de ensino. Inicialmente, o projeto começou a funcionar no Centro de Ensino Inácio Passarinho. Posteriormente, foi implantado nos centros Cônego Aderson, Clóvis Vidigal, Eugênio Barros e Santos Dumont, todos da URE de Caxias.
A experiência pioneira e exitosa também foi implantada em escolas de Coelho Neto e Teresina (PI), atendendo ao convite dos gestores das unidades de ensino desses municípios. "Este projeto dinamiza o acesso à sala de leitura ao público, tendo como foco os jovens", comemorou o gestor da URE Caxias, Luís Faustino da Silva.
Joseane Maia explicou que para implantar o projeto em Caxias foram selecionados 75 alunos de ensino médio, que participaram de oficinas de leitura para capacitação e orientação, além de encontros para a socialização das experiências vivenciadas.
Os alunos atuam como cooperadores das escolas em contraturnos, incluindo salas de leitura. A meta, agora, diz Joseane Maia, é expandir esta experiência de sucesso para outras escolas da rede estadual de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário