Termina dia 31 de maio a primeira etapa da vacinação contra a Febre Aftosa, mesmo assim ainda há criadores na região que ainda não vacinaram o gado. O criador José de Freitas, que possui cinquenta cabeças de gado, argumenta que a falta de recursos atrasou a compra do medicamento, que só foi feita na última segunda-feira, mas que ainda precisa ser aplicada nos animais que cria.
“Atrasei, mas já vou aplicar a vacina. Todos os anos faço isso e não vou de jeito nenhum deixar de vacinar o meu gado porque prejudica tudo o que a gente faz, principalmente a venda da carne”, explica o criador. Desde o dia 1° de maio, a Agência de Defesa de Agropecuária - AGED vem fiscalizando a aplicação e a venda da vacina aos criadores. De acordo com dados do órgão, a Regional de Caxias possui atualmente 156 mil cabeças de gado.
Durante todo o mês, agentes da AGED visitaram as propriedades, principalmente as áreas mais remotas, explicando aos criadores a importância de vacinar e os prazos estabelecidos pelo órgão. De acordo com a Chefe da Unidade Regional de Caxias, Allannessa Araújo, a expectativa é que até o final da tarde o órgão alcance a expectativa de vacinar 90% do rebanho." Durante todo o mês conseguimos uma venda expressiva de vacinas. Somente ontem e hoje já atendemos mais de 200 criadores. Esperamos que até o final do dia todos os criadores compareçam a nossa sede, pois o prazo de venda das vacinas não será prorrogado", explica.
Os criadores que ainda não compravam a vacina contra a febre aftosa, tem até às 18h desta terça-feira para comparecer à sede da AGED, e solicitar a vacina. Caso isso não aconteça as doses só poderão ser vendidas depois que o criador justificar a inadimplência e receber uma autorização da AGED. Além disso, ele receberá uma multa, que corresponde a 5 reais por cabeça não vacinada.
Ao vacinar, o criador deve também comprovar a vacinação na AGED, por meio da nota fiscal da vacina. Caso a comprovação não seja realizada até a data o criador receberá uma multa adicional de 200 reais. Ainda de acordo com Allannessa Araújo, uma equipe de fiscalização da AGED atuará nos rebanhos que descumprirem a lei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário